segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Viver não dói..



Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas,
Mas das coisas que foram sonhadas
E não se cumpriram.

Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer,
Apenas agradecer por termos conhecido
Uma pessoa tão bacana,
Que gerou em nós um sentimento intenso
E que nos fez companhia por um tempo razoável,
um tempo feliz.

Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos
O que foi desfrutado e passamos a sofrer
Pelas nossas projeções irrealizadas,
Por todas as cidades que gostaríamos
De ter conhecido ao lado do nosso amor
E não conhecemos,
Por todos os filhos que
Gostaríamos de ter tido junto e não tivemos,
Por todos os shows e livros e silêncios
Que gostaríamos de ter compartilhado,
E não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados,
pela eternidade.

Sofremos não porque
nosso trabalho é desgastante e paga pouco,
mas por todas as horas livres
que deixamos de ter para ir ao cinema,
para conversar com um amigo,
para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe
é impaciente conosco,
mas por todos os momentos em que
poderíamos estar confidenciando a ela
nossas mais profundas angústias
se ela estivesse interessada
em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu,
mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos,
mas porque o futuro está sendo
confiscado de nós,
impedindo assim que mil aventuras
nos aconteçam,
todas aquelas com as quais sonhamos e
nunca chegamos a experimentar.

Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso:
Se iludindo menos e vivendo mais!!!

A cada dia que vivo,
mais me convenço de que o
desperdício da vida
está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca,
e que, esquivando-se do sofrimento,
perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional.
Fé é colocar seu sonho à prova!

Carlos Drummond de Andrade

4 comentários:

  1. Patrícia ..=D - Tem certas coisas que não se expressam em palavras. Certos amores, certos carinhos, certas imensidões.
    A gente fala, repete, tenta de outro jeito. Mas não dá. É uma grandeza que vai muito além, não cabe no texto, transcende a palavra escrita.
    É assim que eu fico, hoje, sentada diante dessa tela fria. Assim, perdida nessa tentativa de fazer caber um sentimento tão grande em um bocado de palavras arranjadas em um tantinho de linhas mais ou menos organizadas.
    Na tentativa de te fazer saber, te tentar fazer chegar até você. O quanto tudo significa, importa, faz diferença. O tamanho imenso da admiração que eu tenho por você. A infinidade de coisas que você me ensinou. O tanto de conquistas e saberes que eu devo a você. A gratidão pelo colo que você sempre me deu. Pelo apoio, carinho, compreensão, generosidade de sempre. Pela aceitação, pelo respeito, lindos presentes dessa tua alma grandiosa. A tua responsabilidade no brilho dos meus olhos, na doçura do meu sorriso. O desejo de um abraço que não acabe mais. O orgulho que eu tenho ,de seu tua amiga irmã A felicidade grande demais de viver momentos bons e outros não tão bons, mas sempre junto, sempre tendo teus braços para me acolher quando o peito aperta.
    e ando te carregando comigo para todo lado, aliás como sempre. Hoje me deu uma vontade grande de um abraço sem hora para terminar, de ver filme entrando madrugada adentro, de rir até doer a barriga, de caminhada a pé em noite quente, de bife e bolo de chocolate.

    ResponderExcluir
  2. Não preciso me identificar - eu particularmente achei o comentario acima muito sincero e fofo .Acredito que você tenha a mesma percepção que eu,ou me engano? tente apostar no que está relatado você nem vai se arrepender.É um tok e é o que esta no punho de quem escreve e no coração pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  3. é o melhor a se fazer no momento nao acha?

    ResponderExcluir